terça-feira, 3 de maio de 2011

Programa Prevenção de Saúde Bucal

Este ano a Equipe de saúde bucal do Posto de Saúde Santo Antônio, formada pela cirurgiã dentista Sara Cordeiro Apolinário e a auxiliar de saúde bucal Márcia Lichtenfelz, iniciou um trabalho de prevenção e um estudo epidemiológico de saúde bucal das crianças do bairro Santo Antônio.
O trabalho engloba atividades educativas como palestras, leituras de histórias, atividades de pinturas e filmes.
A criança é orientada sobre os cuidados com a higiene oral através da escovação supervisionada pelas profissionais. É explicada a técnica de escovação e posteriormente as próprias crianças escovam seus dentes demonstrando como aprenderam a técnica. Também é feita aplicação com flúor em algumas crianças na faixa etária acima de 4 anos.
Por meio das palestras e filmes as crianças também são orientadas quanto a reduzir o consumo de doces e a frequência de consumo.
Sendo as profissionais o trabalho tem produzido bons resultados pois as crianças se sentem a vontade para tirar suas dúvidas, se familiarizam com a dentista e adquirem bons hábitos de higiene.
Após as atividades de prevenção, cada criança é avaliada individualmente e constatado algum problema dentário as crianças do colégio poderão agendar suas consultas odontológicas no Posto de Saúde do bairro Santo Antônio.

0 comentários: