quarta-feira, 30 de maio de 2012

Formas de Relevo 5º ano

Formas de Relevo 5º ano

Natualidade, a linguagem da cartografia faz parte do cotidiano dos alunos através da televisão e da internet principalmente. As representações são exibidas com técnicas cada vez mais sofisticadas e de fácil acesso a uma quantidade expressiva de pessoas, porém, na escola o uso desse conhecimento não tem a mesma intensidade.
          A maquete geográfica constitui-se num recurso pedagógico que potencializa o Ensino da Geografia através da tridimensionalidade, revelando detalhes, representando, o desenvolvendo a capacidade de especialização, de orientação, de visualização de informações cartográficas e geográficas, a percepção da interdependência de fenômenos e a construção dos mapas mentais, permitindo que o aluno deixe de ser um mero leitor.
A questão central da construção das maquetes é restringir o trabalho aos conteúdos essencialmente cartográficos, estes devem ser o “plano de fundo’’. O trabalho pedagógico deve estimar os alunos a leitura, a interpretação e analise mais integrada do Espaço Geográfico.

0 comentários: