PROFESSORAS: RITA DE CÁSSIA SOUZA PEREIRA
TÂNIA REGINA HEINTZ
O projeto do 1° bimestre, desenvolvido com os primeiros anos, contempla as diversas transformações e evoluções ocorridas com o ser humano nos diferentes aspectos: comunicação, moradia, relações sociais e com o meio ambiente... refletindo benefícios e prejuízos para a atualidade.
Na disciplina de ciências, partiu-se da Mata Atlântica, suas características, fauna e flora.
Com a finalidade de acrescentar e fixar o que foi pesquisado e estudado em sala, realizamos uma visita ao parque Ingo Altemburg. Observe abaixo mais detalhes do projeto e algumas fotos da visita.
OBJETIVO GERAL:
Oportunizar a reflexão sobre a atual situação ambiental, em especial da Mata Atlântica (espécies nativas animal e vegetal/extinção.) bem como o impacto que a destruição das relações homem x natureza e homem x homem de forma harmônica podem causar na qualidade de vida pessoal e social.
Paralelamente, direcionar a análise no sentido da evolução humana e das diferentes formas de preservação dos relacionamentos e atitudes ético-morais, nestas relações, no sentido de aproximar a qualidade de vida, já mencionada.
Paralelamente, direcionar a análise no sentido da evolução humana e das diferentes formas de preservação dos relacionamentos e atitudes ético-morais, nestas relações, no sentido de aproximar a qualidade de vida, já mencionada.
Disciplina Ciências
CONTEÚDO:
Ø Mata Atlântica
o Fauna e flora
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Analisar e avaliar as principais transformações ocorridas na Mata Atlântica desde o descobrimento do Brasil;
Ø Conhecer as principais características da Mata Atlântica;
Ø Pesquisar e listar as principais espécies nativas da fauna e flora da Mata Atlântica;
Ø Comparar o relacionamento do homem e atual com o meio ambiente e as conseqüências na qualidade de vida;
Ø Pesquisar sobre cuidados necessários para criar animais e cultivar plantas;
Ø Conhecer as principais características de alguns animais.
METODOLOGIA:
· Levantamento dos conhecimentos prévios a respeito da Mata Atlântica;
· Aulas passeio, em trilhas pela Mata Atlântica (viagem de estudos no Unipraias e visita ao Parque Ingo Altenburg);
· Apresentação de mapas comparativos da área ocupada pela Mata Atlântica em 1.5000 a atualmente;
· Levantamento das hipóteses do por que houve tanta devastação;
· Pesquisa das principais espécies da fauna e flora desta mata, quais estão em extinção e os motivos;
· Pesquisa de receitas caseiras e produtos de limpeza, ecologicamente corretos e preparação de uma;
· Estudo mais voltado a Araucária e Gralha-Azul, espécies nativas da Mata Atlântica;
· Levantamento e gráfico dos animais de estimação das crianças;
· Visita a um pet shop para conhecer cuidados básicos que devemos ter com os animais;
· Visita a centros comerciais da área alimentícia, farmacêutica, cosmética, e ornamental para levantamento de espécies de plantas que auxiliam o homem no dia-a-dia;
· Pesquisa junto à família;
· Exposição de amostra de chás caseiros que utilizam e sua indicação;
· Relatórios coletivos e/ou individuais referente aos estudos, pesquisas e conclusões formuladas;
· Leitura e comentários de textos informativos sobre alguns animais e preenchimento de fichas referente aos mesmos.
2 comentários:
Parabéns Professoras!!!
Com certeza este trabalho foi e será marcante na vida acadêmica de nossos filhos
Parabéns as professoras...
Esse estudo além de divertido trouxe muito conhecimento para os nossos filhos...
Postar um comentário