terça-feira, 12 de abril de 2011

CONHECENDO E PRESERVANDO AS RELAÇÕES E O AMBIENTE, COMO UM CIDADÃO CONSCIENTE



PROFESSORAS: RITA DE CÁSSIA SOUZA PEREIRA
                            TÂNIA REGINA HEINTZ

O projeto do 1° bimestre, desenvolvido com os primeiros anos, contempla as diversas transformações e evoluções ocorridas com o ser humano nos diferentes aspectos: comunicação, moradia, relações sociais e com o meio ambiente... refletindo benefícios e prejuízos para a atualidade.
Na disciplina de ciências, partiu-se da Mata Atlântica, suas características, fauna e flora.
Com a finalidade de acrescentar e fixar o que foi pesquisado e estudado em sala, realizamos uma visita ao parque Ingo Altemburg. Observe abaixo mais detalhes do projeto e algumas fotos da visita.


OBJETIVO GERAL:
 
            Oportunizar a reflexão sobre a atual situação ambiental, em especial da Mata Atlântica (espécies nativas animal e vegetal/extinção.) bem como o impacto que a destruição das relações homem x natureza e homem x homem de forma harmônica podem causar na qualidade de vida pessoal e social.
            Paralelamente, direcionar a análise no sentido da evolução humana e das diferentes formas de preservação dos relacionamentos e atitudes ético-morais, nestas relações, no sentido de aproximar a qualidade de vida, já mencionada.

Disciplina Ciências

CONTEÚDO:
Ø  Mata Atlântica 
o   Fauna e flora

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ø  Analisar e avaliar as principais transformações ocorridas na Mata Atlântica desde o descobrimento do Brasil;
Ø  Conhecer as principais características da Mata Atlântica;
Ø  Pesquisar e listar as principais espécies nativas da fauna e flora da Mata Atlântica;
Ø  Comparar o relacionamento do homem e atual com o meio ambiente e as conseqüências na qualidade de vida;
Ø  Pesquisar sobre cuidados necessários para criar animais e cultivar plantas;
Ø  Conhecer as principais características de alguns animais.

METODOLOGIA:

·         Levantamento dos conhecimentos prévios a respeito da Mata Atlântica;
·         Aulas passeio, em trilhas pela Mata Atlântica (viagem de estudos no Unipraias e visita ao Parque Ingo Altenburg);
·         Apresentação de mapas comparativos da área ocupada pela Mata Atlântica em 1.5000 a atualmente;
·         Levantamento das hipóteses do por que houve tanta devastação;
·         Pesquisa das principais espécies da fauna e flora desta mata, quais estão em extinção e os motivos;
·         Pesquisa de receitas caseiras e produtos de limpeza, ecologicamente corretos e preparação de uma;
·         Estudo mais voltado a Araucária e Gralha-Azul, espécies nativas da Mata Atlântica;
·         Levantamento e gráfico dos animais de estimação das crianças;
·         Visita a um pet shop para conhecer cuidados básicos que devemos ter com os animais;
·         Visita a centros comerciais da área alimentícia, farmacêutica, cosmética, e ornamental para levantamento de espécies de plantas que auxiliam o homem no dia-a-dia;
·         Pesquisa junto à família;
·         Exposição de amostra de chás caseiros que utilizam e sua indicação;
·         Relatórios coletivos e/ou individuais referente aos estudos, pesquisas e conclusões formuladas;
·         Leitura e comentários de textos informativos sobre alguns animais e preenchimento de fichas referente aos mesmos.

2 comentários:

Deize Santos Cruz disse...

Parabéns Professoras!!!
Com certeza este trabalho foi e será marcante na vida acadêmica de nossos filhos

Aglaís Moraes disse...

Parabéns as professoras...
Esse estudo além de divertido trouxe muito conhecimento para os nossos filhos...